quinta-feira, 26 de novembro de 2015

REDP realiza última etapa do Curso sobre Cooperativismo com ênfase em Economia Solidária

De Rodrigo Souza.
Aconteceu nesta quarta (25) no mini - auditório da UNICENTRO em Irati/Pr, a última etapa do Curso (FIC – Formação Inicial e Continuada) de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, com ênfase em Economia Solidária.

Participaram vários grupos de Irati: UTOPIA/Padaria Comunitária Sabores da Vovó, Mulheres de Fé e Coragem/Padaria Comunitária Sabores do Campo (Guamirim), Mulheres Guerreiras, Padaria Comunitária Trabalho e Vida e Mulheres do Grupo da Vila Nova. Entidades: Associação CORAJEM, Rede de Economia Solidária e Feminista/GUAYI e o DESOL – Departamento de Economia Solidária. Estavam presentes também grupos e entidades da região, como a/o: IESOL de Ponta Grossa, Comitê de Mulheres de Candói e Rede Municipal de Economia Solidária de Mallet.   

O objetivo do curso foi fortalecer os grupos enquanto integrantes do movimento de Economia Solidária integrantes da REDP – Rede de Educação Popular do Paraná. O mesmo foi promovido pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná em conjunto com a REDP com apoio de parceria de várias entidades que contribuíram com assessoria e na organização.

Esta etapa com a assessoria de Josenair Hermes da CARITAS de Curitiba que contribuiu com uma oficina sobre o Financiamento para a Economia Solidária e os Fundos Solidários. Pela manhã foi discutido a diferença entre Financiamento e Fundo Solidário e a tarde sobre o funcionamento de um Fundo Solidário, onde além do debate também cada município apontou proposta para organizar um Fundo Solidário Rotativo.

Em Irati o Fórum Municipal já possui um fundo solidário onde os grupos deixam 5% das vendas que acontecem na Casa de Economia Solidária, nos eventos do município e nas promoções em atividades de arrecadação. E a proposta agora é ampliar e formalizar este fundo. Dos outros municípios os integrantes colocaram que ainda estão em fase de organização e compreensão sobre este tema.

O Encontro de confraternização de encerramento do curso ocorrerá dia 12 de dezembro na Casa de Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário