quarta-feira, 18 de março de 2015

REDP em Parceria com o IFPR oferece curso FIC 2015 de Agente de Desenvolvimento Cooperativista



O curso será ofertado nas dependências do Conselho da Comunidade, na Rua: Pacifico Borges, 120, Rio Bonito, próximo ao Fórum Estadual.

A grade curricular é composta por 4 eixos que são divididos em 12 módulos e mais as atividades extras.  

Ementas dos Componentes Curriculares

Eixo 1: Formação Sócio-Política e constituição dos sujeitos

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularFormação Sócio-Política e constituição dos sujeitos
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Como funciona a sociedade. História do Trabalho e as perspectivas do trabalho emancipatório na construção de uma sociedade justa e solidaria. Processo de constituição de identidade do sujeito político, considerando gênero, geração, raça e etnia. A luta histórica das mulheres no mundo do trabalho. Organização e estratégias de resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras. Movimentos sociais. Soberania e Segurança alimentar.
Bibliografia Básica:
OFFE, C. Trabalho e sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1991.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BENJAMIN, C. Marx e o socialismo. São Paulo: Expressão popular, 2003.
Bibliografia Complementar:

GOHN, M. G. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 2011.

Eixo 2: A economia Solidaria como estratégia de desenvolvimento

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularA economia Solidaria como estratégia de desenvolvimento
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Organização do Estado e suas implicações na realidade dos trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária. Formação Social da América Latina e do Brasil e os processos de organização social e política dos trabalhadores e das trabalhadoras. Desenvolvimento territorial e desenvolvimento local. Análise de conjuntura local, estado, regional, nacional e internacional. Economia Solidária: histórico, objetivos, princípios, organicidade (empreendimentos, entidades de apoio, poder público), instâncias (fóruns, movimentos, conselhos) e etc. O marco jurídico/ políticas públicas da Economia Solidária e sua relação com a legislação vigente. Redes de cooperação e cadeias produtivas solidárias;

Bibliografia Básica:
SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

PIRES, M. L. L. S (org.). Cenários e tendências do cooperativismo brasileiro. Recife: Bagaço, 2004.

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

MANCE, E. A. (Org). Como organizar redes solidárias. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

GAIGER, L. I. G. A economia solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais. Porto Alegre: Oikos, 2014.

Bibliografia Complementar:
Links com vários artigos e documentos:
http://www.socioeco.org/index_ pt.html

SCHMIDT, C. NOVAES, H. T. Economia solidária e transformação social: rumo a uma sociedade para além do capital? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

RONCATO, C. Olhares multidisciplinares sobre a economia solidária: Reflexões a partir de experiências do programa tecnosociais. Cadernos IHU, São Leopoldo, ano 10, n. 41, 2012. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ihu/041cadernosihu.pdf>

 Eixo 3: Formação e Assessoria Técnica para Autogestão

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularFormação e Assessoria Técnica para Autogestão
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo:semestral
Ementa:
Educação popular. Saúde e segurança do Trabalhador e da trabalhadora. Constituição e organização dos empreendimentos da Economia Solidária. Autogestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Relações humanas e afetividade. Análise participativa da viabilidade econômica do empreendimento. Diagnóstico e planejamento estratégico participativo. Aspectos contábeis e financeiros, jurídicos e tributários. Pesquisa participativa. SIES - sistema de informações em economia solidária.
Bibliografia Básica:
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília, DF: MDA/Secretaria da Agricultura Familiar, 2006

MORIN, E. Saberes Globais e saberes Locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

PUCCINI, A. L. Matemática financeira: objetiva e aplicada. São Paulo: Elsevier, 2011.

Bibliografia Complementar:

BOFF, L. Cuidar da terra, proteger a vida. Rio de Janeiro: Record, 2010.

CRIATIVIDADE e inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

  
Eixo 4: Processos de produção, comercialização, consumo e finanças solidárias


IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularProcessos de produção, comercialização, consumo e finanças solidárias
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Sustentabilidade dos EES - empreendimentos econômico solidários  (fundo rotativo, fundo solidário, etc). Monitoramento e avaliação dos processos de produção, comercialização e consumo, das redes e cadeias produtivas solidárias. Experiências de Tecnologia social (Software livre e inclusão digital, agroecologia). Certificação dos produtos, serviços e de EES. Comunicação e divulgação solidária. Intercooperação entre iniciativas econômicas solidárias. Consumo consciente e comércio justo. Trocas solidárias e banco comunitário;

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, E. Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social. Tubarão: Unisul, 2006.

BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 2010.

NEIVA, A. C. (cord). Banco Palmas 15 anos: resistindo e inovando. São Paulo: Instituto Palmas e NESOL-Usp, 2013. Disponível em: <https://cirandas.net/nesol-usp/.../livro-banco-palmas-15-anos-web.pdf>

Bibliografia Complementar:
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
















2 comentários:

  1. Olá ,
    infelizmente vi o post só agora,
    tem alguma possibilidade de ainda ingressar no curso ?
    Ou previsão de proximas turmas ?

    ResponderExcluir
  2. Olá ,
    infelizmente vi o post só agora,
    tem alguma possibilidade de ainda ingressar no curso ?
    Ou previsão de proximas turmas ?

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