quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Curso de Educação Popular Crítico Freiriana

Fonte: Associação CORAJEM
"A ordem é ninguém passar fome
Progresso é o povo feliz"
Zé Pinto, Ordem e Progresso

Assentamento Contestado, na Lapa-PR
A Rede de Educação Cidadã – RECID realizou nos dias 15 e 16 de dezembro um curso de formação em educação popular, baseado na perspectiva da pedagogia de Paulo Freire. O curso aconteceu no assentamento Contestado, município da Lapa-PR, e teve como facilitadora Ana Inês de Souza.
Dentre as discussões e temas, o curso possibilitou um resgate do contexto histórico em que viveu Paulo Freire, e a maneira como este olhou para a história de seu país e percebeu os processos de desumanização e resistência de seu povo.


A proposta da pedagogia de Paulo Freire é a de possibilitar uma educação que ajude o povo a pensar; que as pessoas sejam capazes de ler não apenas textos, mas contextos.





Freire propõe uma metodologia diferenciada de trabalho com as comunidades, em que o educador deve buscar as palavras que tem significado para determinadas pessoas ou comunidades e, a partir dessas palavras, poder problematizar questões sociais.
Na oportunidade, foi exibido um filme, da série Realidade Brasileira (segue abaixo), onde, entre outros temas, foi
No filme, Freire discute, entre outras coisas, a importância do “sonhar, projetar, o conjecturar sobre o amanhã”, que se trata de um ato político e ético. “quem é o sujeito beneficiado do seu sonho?”. Freire diz que é preciso sonhar por justiça, direitos, por liberdade, não uma liberdade individual, mas coletiva.

Visita a Mandala do Sr. Henrique, assentado do MST

O curso foi um importante espaço para reflexão das ações realizadas pelos grupos participantes, num constante processo de auto-avaliação sobre as práticas, e se estas caminham no sentido de uma emancipação ou libertação popular, ou reproduzem a lógica do capital.

"As pegadas das pessoas que andam juntas nunca se apagam" (provébio Congo)

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