sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Irati participa de reunião do FMESI

Neste dia 25 de outubro de 2012 aconteceu mais uma reunião do FMESI (Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati). A reunião realizou-se no salão da paróquia São Miguel no centro de Irati, onde participaram Grupos/empreendimentos de artesanato (Clubes de Mães dos bairros: Vila Nova e Engenheiro Gutierrez, Mulheres Guerreiras, Associação ANAPIS e Grupo de Mulheres Pedreira), de alimentação (Instituto Equipe e Associação ASSIS) e entidades de apoio (CORAJEM, RECID, Projeto BRASIL LOCAL Feminista e a UNICENTRO). Também estiveram presentes o Prefeito eleito Odilon Burgath e o Secretário do Partido dos Trabalhadores Paulo Ramos.

Na pauta estava a apresentação da Lei de Economia Solidária, a palavra do Prefeito, o histórico da Economia Solidária na região e do FMESI.

Depois da abertura, onde cada grupo presente trouxe um trabalho artesanal e colocou no chão da mística, o Prof. Cesar Renato do departamento de administração da UNICENTRO apresentou a Lei Municipal de Economia Solidária (constituída em 2009) onde mostrou que foram feitas adequações pelo fórum, pois a mesma na época não foi discutida com o Movimento da Economia Solidária do município, e além da lei apontou que o movimento necessita da criação de um espaço publico legal dentro da sociedade e que seja em formato de um Conselho Municipal. Também foi apontado pelo Fórum a necessidade de um espaço institucional da Economia Solidária dentro da prefeitura como uma secretaria ou departamento.



Odilon colocou que estão iniciando o processo de transição com a equipe e que depois de ver a situação em que se encontra as finanças da prefeitura, vai iniciar a construção estratégica da organização das secretarias. Segundo ele, será criado um espaço da Economia Solidária dentro de uma destas secretarias.

Em seguida a coordenadora Jessica dos Reis Costa apresentou o histórico do FMESI e junto com a coordenadora Rosalina Malinoski fecharam a reunião com o encaminhamento que a próxima reunião do FMESI acontecerá na paróquia São Miguel dia 23 de novembro as 14:30 e nesta será feito um planejamento para a atuação do FMESI em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário